skip to Main Content
Dra. Solange Maciel | Dermatologia Clínica
Dra. Solange Maciel | Dermatologia Clínica

Cuidados com a pele

Inicialmente é importante uma perfeita caracterização da pele: observar o tipo de pele, se oleosa, acneica, madura. Além disso, é importante avaliar quanto a elasticidade, hidratação, avaliar o grau de flacidez. Em relação a pele acneica, avaliar o grau de acne (grau 1, 2 ou 3).

Em relação às peles maduras ou secas a limpeza diária deve ser realizada, evitando substâncias cáusticas que retiram fatores de hidratação natural próprios da pele. Na pele acneica os sabonetes a base de enxofre e ácido salicílico ajudam a retirar o excesso de oleosidade que provoca o crescimento bacteriano.

Hoje em dia várias substâncias podem ser utilizadas com sucesso para se ter uma pele linda e saudável. Substâncias a base de vitamina C, vitamina E e derivados de ácido retinóico. Além disso, várias substâncias tensoras como Raffermine, Tensine, Argireline, fatores de crescimento e outros.

Acne (Espinha)

Acne é na verdade um problema bastante comum. Causado por uma obstrução de pêlos por células mortas, óleo e posterior crescimento bacteriano resultando as chamadas espinhas. 

Deve-se fazer o diagnóstico diferencial com doenças causadas por remédios, alterações hormonais, etc.

O tratamento pode ser com remédios tópicos ou oral e peelings. Ocorre com frequência na adolescência, mas pode ocorrer em adultos.

Doenças das Unhas

Uma unha saudável deve estar hidratada, sem alteração de cor, nem quebradiças. Além disso, a unha pode demonstrar diversas doenças sistêmicas como doenças de tireoide, tanto hipo, quanto hipertireoidismo, doenças hepáticas e renais. Daí a importância de evitar o uso de esmaltes antes da consulta com o dermatologista.

Câncer de Pele

Bastante divulgado hoje em dia na mídia nunca é demais enfatizar que pessoas de pele clara, olhos claros com familiares que apresentam ou apresentaram câncer de pele, múltiplos sinais, e que principalmente na infância ou mesmo depois apresentaram muita exposição ao sol devem ser examinados pelo menos uma vez ao ano por um dermatologista.

Existem diversos tratamentos para o câncer de pele variando de cremes até cirurgias com resultados cada vez melhores sendo o tratamento precoce o ideal com ótimos resultados.

Hoje em dia até nos cânceres mais avançados os laboratórios estão cada vez mais se empenhando em tratamentos mais eficientes. Porém o tratamento preventivo e curativo nas fases iniciais devem ser o norteador de todo dermatologista.

Portanto a lesão que sangra a pequenos traumas ou mesmo espontaneamente ou uma manchinha escura que surgiu a pouco tempo deve indicar a ida o mais precocemente possível ao seu dermatologista buscando assim a resolução de um problema muitas vezes facilmente resolutivo.

Hiperidrose

É a presença de suor excessivo até mesmo em repouso.

A sudorese é normal e importante para o organismo regular a temperatura corpórea, porém, o excesso causando desconforto local  e muitas vezes constrangimentos deve ser eventualmente tratadas.

Esse suor excessivo pode ser devido a vários fatores tais como: fatores emocionais hereditários e outros.

Há dois tipos de hiperidrose:

1- Hiperidrose primária focal – Aparecimento precoce na infância ou adolescência   Normalmente outras pessoas da família apresentam problemas semelhantes. Ocorre usualmente nas mãos, pés, axilas. Normalmente não suam ao dormir nem em repouso.

2- Hiperidrose secundária generalizada – Pode ser acusada por medicamento ou por algum distúrbio. Essas pessoas suam em todas as partes do corpo e transpiram excessivamente até ao dormir.  Surge na fase adulta.

Podem ser realizados testes que comprovem esse problema no consultório dermatológico.

É importante o diagnóstico causal desse distúrbio desde doenças ou uso de medicações.

Tratamentos:

Podem ser:

  1. Antitranspirantes;
  2. Medicamentos: drogas anticolinérgicas;
  3. Toxina botulínica tipo A. Resolve bastante, porém a  duração é de aproximadamente 6 meses e a dor da aplicação (está pode ser evitada ou diminuída com uso de anestésicos);
  4. Simpatectomia torácica em casos graves. Realizada por cirurgiões torácicos;
  5. Curetagem e cirurgias com excisão pequenas principalmente nas axilas com retirada local dessas glândulas sudoríparas que estão hipertrofiadas (aumentadas) causando esse problema.

Dermatoscopia

Dermatoscopia é um exame, hoje em dia muitas vezes fundamental como um exame complementar a clínica dermatológica, ajudando o diagnóstico complementar de várias lesões e tumores da pele o dermatologista numa consulta inicial com ajuda desse aparelho pode diagnosticar diversas lesões benignas e pequenas exereses nas malignas é um método complementar que ajuda bastante a clínica dermatológica.

Entre em Contato

Barra da Tijuca: (21) 2493-1930 / 3502-1900
Ipanema: (21) 3593-9524

Dra. Solange Maciel | Dermatologia

Especialista em Dermatologia Clínica e
Cirurgia Dermatológica, visando não
apenas a retirada de lesões mas
também a preservação estética.

Barra da Tijuca

Av. Olegário Maciel, 101
Sala: 212 - Barra da Tijuca
Rio de Janeiro - RJ
(21) 2493-1930 / 3502-1900

Ipanema

Av. Visconde de Pirajá, 550
Sala: 613 - Ipanema
Rio de Janeiro - RJ
(21) 3593-9524

Dias/Horários

Ipanema:
Terças - das 9h às 13h

©2019 Dra. Solange Maciel - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Hsites- Websites para profissionais da saúde

Back To Top